quinta-feira, abril 02, 2009

Ecoburros

O Greenpeace fez mais um protesto midiático ontem no Rio, desta vez na Ponte Rio-Niterói. O objetivo era chegar aos olhos e ouvidos do G20, reunido esta semana em Londres, clamando aos líderes do mundo "climate and people first". Resultado: a imprensa caiu de pau depois de fazer umas continhas e chegar à conclusão de que o engarrafamento causado pela aventura dos meninos causou a emissão de CO2 extra equivalente ao plantio de 100 árvores. Isso para não falar no aborrecimento causado aos pobres niteroienses já penalisados por greves nos transportes públicos.

A resposta dos responsáveis pelo ato é típica: "um avião gasta mais que isso e ninguém fala nada" etc. Enfim, a causa justifica tudo. Clima e pessoas primeiro? Fumaça adicional e castigo aos habitantes antes. Até hoje, esse tipo de protesto do Greenpeace, já tradicional no Rio, acontecia na encosta do Pão de Açúcar ou na estátua do Cristo. Ao optar pela ponte, deu mais um passo na trilha que desgastou a imagem dos movimentos sindical e estudantil. O "tudo pela causa" (ou os fins justificam os meios) acabaram com todo o crédito que esses movimentos uma vez tiveram com a opinião pública.

Quando esses movimentos abusam da boa-vontade do público, sempre acabam passando de mocinhos do filme para vilões. E a causa vai pro buraco.