domingo, novembro 05, 2006

Limpando as gavetas - capítulo I

Vamos à primeira "gaveta":

. O "Parque do Lalá", como minha mãe chamava o parquinho dos jardins do Palácio Guanabara. Lalá porque o "dono" do palácio era o governador Lacerda.
. A casa da tia Ana, amiga da minha mãe. Parecia um castelo na Rua Barão de Itambi, onde nasci. Um palacete já meio deteriorado, que deve ter tido seus tempos de glória. Tinha uma sala que parecia a de um conselho de chefes, com "tronos" de madeira escura encostados nas paredes, tinha torre e corredores escuros e chão que rangia. Dava para andar de lambreta (de pedal) e era perfeito para mil brincadeiras.
. A vista que se tinha da janela em frente à prancheta do meu pai. Podia-se ver a Enseada de Botafogo.
. O Externato (depois Colégio) São Marcos e a "Tia Saúcha", a dona da escola que convidava todo ano a garotada para uma tarde com piscina e sorvete na casa dela na Guilhermina Guinle, em frente a onde moro hoje.
. A Esquadrilha da Fumaça em Copacabana, os exercícios de bombardeio em frente à praia que chacoalhavam e quebravam as vidraças.
. O Gordini do velho.
. O Bazar Fernandes, onde eu comprava botões e kits da Revell.
. O pique bandeira, o garrafão, amarelinha e o futebol na Vila George, na São Clemente.
. A Vila George, entrar na casa dos amigos pela porta dos fundos aberta e ir acordar os dorminhocos para jogar bola, o vira-latas Boy, o Seu Abel que ameaçava furar a bola dos meninos "sem educação", o trenzinho do seu Afonso, Dr. Euclides socorrendo meu irmão caçula quando meus pais saíram à noite, os jogos na casa do Peninha e do Belí, o pessoal tocando e ouvindo rock na casa do Fabinho, Seu Peninha jogando bala da janela, Seu René (o único "coroa" flamenguista da vila), os doces da Dona Maria, o papagaio da Dona Marina e a escolinha de artes da Tia Regina da casa 22.
. O armazém infecto do Seu Tavares, o maluco Horácio dizendo palavrões e fedendo, o Zé sorveteiro e a carrocinha com paralamas, leite e pão entregues na porta e o "pinguilim".
. Estribo do Fusca do Tio Chico.
. Dia de corrida no autódromo antigo de Jacarepaguá. A "viagem" que parecia que nos levava ao outro lado do mundo, os Simcas e DKWs fazendo um barulho incrível, Emerson na Fórmula-V, o carro caindo no lago, Moco vencendo e a sensacional Lola verde.
. O playground que a gente chamava de "casa maluca" no Parque do Flamengo.
. O Parque Laje, com mato, cavernas, lagos podres e brinquedos.
. Piqueniques no Parque da Cidade.
. O I Esrahan (I Esquadrão de Ratos de Hangar), reunião dos amigos do meu pai na casa do Tio Chico na cobertura gigantesca da Fernando Mendes para conversar sobre aviões. Além das histórias, tinha também os carrinhos do filho dele, o Eduardo, e uns "caras" que às vezes se reuniam por lá também para tocar música. Tipo Menescal, Nara e esse pessoal aí. Não dava a mínima.
. As festas na Base Aérea de Santa Cruz com aviões fazendo acrobacias e simulando ataques.
. Os passeios com o vovô Myles. Subir o Corcovado, o Pico da Tijuca, coisas assim.
. A Feira da Providência na Lagoa.
. A Exposição anual no Pavilhão de São Cristóvão.
. A praia na frente da casa da Tia Carla.
. As festas do Paulinho no Monte Líbano.
. As festas lá de casa, com cineminha no "larguinho" da vila, com Pica-Pau e Tom & Jerry.
. Cinema Pax no domingo de manhã para ver Tom & Jerry.
. Drive In da Lagoa, onde um dia entramos escondidos no bagageiro da Vemaguete da Dona Yolanda.
. Sorvete do Zero, cachorro quente mexicano e gato frio do Rick's e milho no Bar Bem.
. "Drive In de Pobre", que meu pai inventou: ir de carro para a Vieira Souto comer na carrocinha de Geneal em frente ao mar.
. A oficina da Equipe Brahma, onde eu brincava nos carros de corrida que meu pai pintou.
. Ficar nas pedras em frente à cabeceira do aeroporto vendo os aviões passarem acima das nossas cabeças. Um dia foram 30 aviões de uma vez, porque ficaram em fila na pista esperando a neblina baixar. Havia também os velhos DC-3 e Curtiss Commando abandonados próximo à entrada da Escola Naval, onde brincávamos de piloto de avião.
. Passar a tarde na McCann-Erickson "trabalhando" com meu pai.
. A programação matinal da TV, antes da escola, com National Kid e Speed Racer.
. O clubinho no sótão da minha casa, onde enfiamos um monte de tralhas.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Senhor Carlinhos Moyna,

o Boy não era um vira-latas, apesar de haver sido criado como tal e na mais absoluta liberdade de ir e vir, de acordo com a filosofia do meu pai. O Boy era um digno representante dos Fox Terrier de pêlo liso. Confira no seguinte endereço:

http://www.solbrilhando.com.br/_Animais/Caes/Racas/Ordem_Alfabetica/F/Fox_T_de_Pelo_Liso.htm

Agora que o Robson e a Cecília estiveram em Buenos Aires, e lhes comentei que ocasionalmente fuçava o seu blog, me identifico. Fui eu que postei uma mensagem anônima quando você escreveu uma vez um "Hasta la vista". Achei muito interessante o seu reencontro com a família na Irlanda. Vivi algo semelhamte com a parte paterna (síria) da minha família que foi para os Estados Unidos no começo do século passado. Te mando um abraço,

Marcos, da Casa XXI

2:54 AM  
Blogger Carlos H. Moyna said...

Há! O Robson já havia entregado a sua identidade, hehehe! Acho que fiz o comentário sobre o venerável Boy para desentocar o Anônimo mesmo.

O Boy não era vira-latas pela raça, eu sabia disso desde criança. Mas de "profissão", era. Provavelmente o cachorro mais "cool" que eu conheci.

Prazer falar contigo de novo!

3:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Acrescento a esta tua 1ª gaveta algo bem próximo a ti, que é muito plausível de teres conhecido (duvido que não!): A Sears de Botafogo, onde tinha uma vitrine com uma bola vermelha pintada no vidro, que "comandava" um trenzinho elétrico lá dentro. Eu ficava fascinado como tocar na bola fazia o trem parar ou andar...

3:06 PM  
Blogger Alexandre Carvalho said...

Acho que meu tio chegou a me levar na famosa Sears de Botafogo. Era onde fica hoje o Botafogo "Escada" Shopping, não?

11:45 PM  
Blogger Carlos H. Moyna said...

Exatamente. Também conhecido como Botafogo Pobre Shopping.

12:09 AM  

Postar um comentário

<< Home